_edited.jpg)
.png)
Nasce o Projeto Aves de Noronha!
Apoio SOS Mata Atlântica
O projeto nasceu em 2016, impulsionado pela inquietação de Cecília Licarião, durante seu mestrado, ao perceber a falta de holofotes às aves de Fernando de Noronha. Em 2018, com o primeiro apoio financeiro da SOS Mata Atlântica, começamos a capacitar guias locais para incluir a observação de aves nos roteiros turísticos da ilha. Produzimos nosso primeiro miniguia das Aves de Fernando de Noronha, distribuindo 10 mil exemplares. Também passamos a realizar palestras mensais no Centro de Visitantes do Tamar e organizamos saídas de birdwatching nas trilhas de Noronha.
2018
Nossos voos até aqui

.png)
Com a pandemia de COVID-19, as ações comunitárias foram temporariamente suspensas. No entanto, intensificamos a produção de material audiovisual para promover a divulgação científica. Para encantar as crianças e despertar sua curiosidade pela avifauna de Fernando de Noronha, o Projeto Aves de Noronha lançou o livro “Passarinhar e colorir a ilha”, com ilustrações de dez espécies de aves e atividades como caça-palavras. Nesse ano plantamos o sonho de produzir o Guia de Aves de Noronha.
2020
Apoio Naji Foundation
.png)
.png)
Com o apoio da Naji Foundation, Log Nature, Grupo Atlantis e Grupo Cataratas, continuamos o anilhamento e monitoramento das aves de Fernando de Noronha. Realizamos cursos de capacitação para guias locais, ICMBio e empresas, e instalamos placas informativas no Parque. Publicamos também o "Manual para Observação de Aves", capacitando guias para o turismo de birdwatching. Além disso, iniciamos a tradição de nomear as aves endêmicas, envolvendo a comunidade local e turistas na conservação das espécies, com diversos batismos de aves anilhadas.
Novos apoiadores
2021

.png)
Com o apoio de parceiros e novos colaboradores, avançamos significativamente! Junto aos guias locais, criamos rotas de turismo de observação de aves e lançamos o programa Vem Passarinhar Noronha. Em parceria com o pesquisador Dr. Mauro Galetti, intensificamos as pesquisas sobre as aves endêmicas e, com monitoramento sonoro, registramos pela primeira vez em 16 anos a reprodução da pardela-de-asa-larga (Puffinus lherminieri) no arquipélago.
Produzimos o miniguia de aves 2.0, publicamos o livro "Colorindo Noronha - Série Animais" e realizamos atividades e formações na escola. Além disso, em parceria com a Administração de Noronha, enviamos um projeto de lei à Secretaria do Meio Ambiente de Pernambuco para oficializar o sebito-de-noronha e a cocoruta como aves-símbolo de Fernando de Noronha.
Apoio Fundação Grupo Boticário
2022
.png)
_edited.png)
Lançamos o Guia de Aves de Fernando de Noronha, um trabalho coletivo que foi apresentado no Avistar Brasil, o maior evento de observação de aves da América Latina.
Com 564 aves endêmicas anilhadas e 336 ninhos catalogados, ampliamos nosso alcance, apresentando esses resultados em eventos como o II Congresso de Ornitologia das Américas e participando de diversos encontros e cursos nacionais e internacionais. Também marcamos presença no Plano de Ação Nacional para a Conservação de Aves Marinhas e em reuniões do Conselho Distrital de Fernando de Noronha.
Iniciamos uma importante parceria com o pesquisador Dr. Luciano Naka, expandindo os estudos na área de genética, além de consolidarmos nossa colaboração com a UNIGEN, laboratório especializado em exames de identificação genética no Brasil.